quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Magnificent" - o vídeo

E, finalmente (!), foi desvendado o vídeo para o segundo single de No Line On The Horizon, "Magnificent". Da autoria de Alex Courtes (que também fez o anterior "Get On Your Boots", bem como "Vertigo" e "City Of Blinding Lights"), o vídeo foi rodado na cidade de Fez, em Marrocos, onde a banda gravou o álbum. A catedral onde a banda toca é precisamente aquela onde decorreram as sessões de gravação e de composição. Já o castelo com uma extensa muralha e murada não é novo para a banda, já que também uma das imagens de fundo do vídeo para "Mysterious Ways" (1991).
Tem um trabalho de fotografia agradável, mas esperava bem melhor para a ilustração da melhor faixa do álbum.

Aqui fica o video.

Já agora deixo o comentário relativo à promoção do mais recente disco dos U2 que tem sido... paupérrima.
Escolheram um primeiro single de curta duração com um riff catchy, mas que alterna em demasiadas estruturas e que não é radiofriendly, "Get On Your Boots". Não houve um anúncio de televisão em horário nobre nos principais mercados, nem a associação a outros patrocinadores - no How To Dismantle An Atomic Bomb houve a parceria (abusiva, quase) à Apple, por exemplo. Como consequência, "Get On Your Boots" conseguiu chegar ao Top 40 americano e aguentar-se bem nas tabelas de rock, mas não foi além do #12 no Reino Unido (posição mais fraca de um single da banda desde If God Will Send His Angels" em 1997).
Para ajudar à festa, apesar de terem escolhido a melhor e mais bem recebida canção do álbum para segundo single (o que deixava antever uma estratégia idêntica à do Achtung Baby em 1991, com "Mysterious Ways" a tomar o lugar de porta-estandarte que "The Fly" não conseguiu) - "Magnificent", demoram 2 meses e meio a gravar um videoclipe mediano e a pôr o single a rodar nas rádios oficialmente. Para terminar, em vez de apostarem numa boa forma de apelar à compra - física ou digital - do single, optam por continuar a senda dos b-sides de merda (é este mesmo o termo) que não interessam a ninguém. Não seria extremamente atractivo, escolher "Winter" como b-side e oferecê-la ou comprá-la juntamente com a "Magnificent" a €1, por exemplo?
Uma vez mais, como consequência, "Magnificent" já atingiu o seu pico no Hot 100 americano (no #79), já teve posições de destaque nas tabelas rock mesmo sem lançamento oficial (exclusivamente com airplay) e... agora que se decidiram a lançar o single, a canção já começou a fase descendente nas tabelas.

Boa!...

2 comentários:

Rob disse...

Finalmente um sinal de vida =D, tenho visitado aqui o forum pelo menos uma ou duas vezes por semana, ultimamente começava a achar que secalhar tinha mesmo acabado.

Bem relativamente ao video do magnificent... não podia estar mais de acordo! Que video mediocre para tão grande musica. Magnificent entra facilmente para o top 20 de canções de estudio dos U2, vamos lá ver em estádio. (a 20 de julho deste ano espero comprovar, em amesterdão, que está é definitivamente uma música top 10 da banda =D )

O video é bom, a mensagem consegue ser passada, mas quer dizer, musicas boas e com boas mensagens os U2 têm ao pontapé... este video precisava de algo mais. Acho que neste caso o video tira um pouco o brilho da musica, já o contrário acontece com "Get on Your Boots", onde o video claramente superou a música.

Estou também muito desapontado com a promoção deste disco... o primeiro single foi um pouco flop, as pessoas conseguem fartar-se mais depressa da música do que gostar dela. Unknown Caller, Breathe e principalmente Moment of Surrender, quando vão aparecer ?! get on your boots veio tirar espaço e mediatismo a estas músicas, até a faixa nº1 do album podia ser mais single que esta! (para não falar de I ll go crazy... que pronto é gira, mas fica por aí! mas que também acabava por cair mais no género popular do que esta primeira escolha).

Esperava muito maior alarido com o novo album e, principalmente, acho que merece maior destaque! é claramente um album melhor que os dois anteriores, mas acho que vai ser menos conhecido/ouvido pelo público em geral. Espero que não, há quem precise de saber que os U2 ainda fazem coisas muito boas e sobretudo NOVAS.

já agora deixo uma questão, como achas que este albúm se vai sair nos grammys ? Teremos um cenário igual ao que aconteceu com Achtung Baby ? Bono ainda tem essa espinha na encravada na garganta! Lembro-me que quando receberam os grammys para o HTDAAB, ele falou do facto desse album ter sido "ignorado"!

Abraço

P.S. Essa review ao album nunca saiu! =P

Zunkruft disse...

De facto, andei algo ausente/inactivo, mas voltei no último fim-de-semana, até com alguns temas diferentes.

A ideia do vídeo não é má. Eu até gosto dos panos brancos e do seu "levantar" (e do que isso significa), e gosto da ideia da usar novamente Fez, mas isso não é suficiente. E a execução dessas ideias é francamente pobre.

Não creio que "Unknown Caller" venha a ser single. Tem um riff estilo "Walk On", mas nada mais. É demasiado atípica para que a Mercury a queira pôr nas rádios.

Também tenho dúvidas em relação à "Moment Of Surrender". Não será tão fácil de editar e de se chegar a uma versão de 4 minutos e meio, como se pensa. Para além disso, não é tão orelhuda quanto a "One", a "Stay" ou a "Sometimes" o foram. Nunca será um êxito (nem sequer moderado).

Já a "Breathe", "Crazy Tonight", dariam singles razoáveis, eventualmente bem sucedidos. Não acho a "Crazy Tonight" mediana. É "U2 by the numbers" claramente, mas é uma canção pop perfeita e acaba por resultar muito bem.

Desconfio ainda que a faixa-título poderia dar um single apelativo, principalmente a versão II.

Acho que os U2 estão a ver se se desviam da tendência de se ouvir os singles e de classificar este álbum através do single (inevitavelmente, ATYCLB será conhecido como o álbum da "Beautiful Day" e o HTDAAB como o álbum da "Vertigo"), e fazer o público ouvir o álbum inteiro e vê-lo como um todo.
Não sei se a estratégia resultará. Veremos...

Quanto aos Grammy's, acho uma palhaçada (tal como os Oscars e afins) e não lhes dou muito crédito.

Cumps.