terça-feira, 2 de dezembro de 2008

U2: Últimas... 9 artigos que a Blitz podia ter publicado, mas não fez






Tal como já tenho indignamente expressado no site da publicação temática BLITZ, entistece-me um pouco que sejam descartadas informações relevantes sobre o que a banda vem desenvolvendo - e não só - em prol da persistência em publicar online artigos que construam a imagem da banda em torno da controvérsia do mediático activismo político do vocalista, Bono, numa espécie de "Bono: o bonzinho que é vilão". Não é difícil de chegar-se à conclusão que muitas das notícias etiquetadas com "Bono" ou "U2" das últimas semanas remetem apenas para esta ideia, quando a banda está prestes a lançar um novo trabalho e as informações publicadas a este respeito nem sempre foram devidamente "tratadas".
Assim sendo, aqui vão - enumeradas, informações úteis sobre os burburinhos que têm cercado dos U2 nos últimos dias...

1) Aos 60 anos, vítima de cancro, morreu Rob Partridge, o executivo que descobriu os U2 e que lhes ofereceu o primeiro contrato, há quase 30 anos.

2) A masterização do novo disco dos U2 terminou na semana passada, em Londres (em vez de Dublin, nos Hanover Quay), num estúdio não revelado.

3) Para além da notícia de que vai ser totalmente redesenhado e de que terá brevemente um novo layout no início de 2009 (o que significa que o álbum está próximo), o site oficial da banda publicou recentemente dois vídeos:
3.1 Um, com cerca de 20 segundos, mostra o Bono num fundo azul claro pronto a ser filmado - provavelmente para um novo videoclipe.
3.2 O segundo, com cerca de 2 minutos, chama-se "Sea and Sky" e consiste apenas numa filmagem de uma paisagem à beira-mar onde o céu não se distingue do mar, sugerindo a ideia do título "No Line On The Horizon".
3.3 Este último vídeo criou o rumor na base de fãs de que o próximo álbum dos U2 é um álbum duplo, por várias razões. "Sea" e "Sky" seriam o nome de cada um dos discos. Daniel Lanois (e agora The Edge - ler ponto 4.7), a seguir) mencionou duas vezes a mistura de "duas metades" do álbum.

4) A MOJO publicou esta semana um exclusivo com The Edge em que este põe à disposição inúmeras informações importantes:
4.1 "No Line On The Horizon" é o título de uma das canções e é o título provisório do álbum (pode não ser o título final escolhido). The Edge refere que é uma frase do Bono que sugere a ideia do infinito, numa imagem em que quando nos afastamos de algo, perdemos a percepção e a noção de algumas formas, tal como a linha do horizonte que separa o céu e o mar.
4.2 Todas as canções das sessões com o produtor Rick Rubin (Verão de 2006, de onde saíram os dois inéditos do 18 Singles) foram descartadas do novo álbum, que vai servir-se apenas do que foi composto apartir das sessões em Marrocos com Eno e Lanois.
4.3 Referiu-se a Rubin como um homem muito inteligente e apaixonado pela música, mas a metodologia de trabalho dele é o oposto da dos U2: Rubin quer o trabalho praticamente terminado e as ideias em ordem antes de irem para estúdio gravar; os U2 desenvolvem todo o trabalho em estúdio e as ideias surgem até à última hora (os U2 são conhecidos por gravarem ideias novas mesmo em cima da masterização ou da mixagem, como em "The Fly", "Fast Cars" ou "Last Night On Earth").
4.4 Referiu-se a Eno e Lanois como os dois homens que empurram os U2 para fora da zona de conforto e que obrigam-nos a explorar território desconhecido.
4.5 Uma das diferenças deste álbum para os dois últimos são as letras: os dois últimos foram pessoais e "na primeira pessoa". No novo disco, continua a haver uma perspectiva pessoal por parte do Bono, mas este surge mais numa "terceira pessoa" e tem mais liberdade temática.
4.6 Voltou a falar de "Moment Of Surrender" como uma canção densa com cerca de 7 minutos e meio (corresponde ao que Lanois já havia descrito) e mencionou um novo título: "Unknown Caller", uma das faixas onde as influências de Fez estará mais presente.
4.7 The Edge também referiu o carácter "bipolar" do disco: metade do disco é mais tradicional, mesmo não sendo parecido com o mais tradicional dos U2, e outra metade é mais experimental e aventureira. Metade do disco são canções cuja composição ficou praticamente intacta face ao que havia surgido em Marrocos, a outra metade são canções que foram mais trabalhadas e que sofreram várias mutações até à forma final.
4.8 As lições de piano do Bono vão servir para projectos à parte como o musical com base no Homem-Aranha. [de referir que o título "Boy Falling From The Sky" (que é provavelmente o «beach clip #402» a.k.a. "All My Life") provavelmente terá sido desviado para este projecto]

Títulos de canções confirmados ou que parecem definitivos das sessões de gravação:
1. "One Bird"
2. "Coming To The Surface For Your Love" (anteriormente ou também conhecido como "For Your Love")
3. "No Line On The Horizon"
4. "Moment Of Surrender"
5. "The Cedars Of Lebanon" (provavelmente é o clipe #4 dos que foram gravados por um fã)
6. "Get On Your Boots" (anteriormente - e incorrectamente - conhecido e noticiado como "Sexy Boots"; corresponde ao clipe #3)
7. "Breathe" (é o clipe #2, anteriormente conhecido por "Walk Out Into The Streets" e já surgiu num dos vídeos estranhos do u2.com)
8. "Stand Up" (título de canção que o Bono escreveu mais recentemente, conforme noticiado neste blogue)
9. "Unknown Caller" (título referido pelo The Edge para a MOJO)

"Mercy" e "North Star" (tributo a Johnny Cash) - sobras do How To Dismantle An Atomic Bomb podem ter ficado de fora, bem como títulos como "If I Could Live My Life Again", "You Can't Give Your Heart Away" ou "Love Is All We Have Left".

5) O álbum está planeado para ser lançado em Fevereiro ou no início de Março e o primeiro single deverá ser lançado nas próximas semanas. O site HMV avança com a data de 23 de Fevereiro.

6) Depois do The Joshua Tree, depois da "tríptica" Boy, October, War, e depois do Under a Blood Red Sky (EP + o DVD), em Julho será a vez do The Unforgettable Fire (que fará então 25 anos) e em Outubro será a vez do Achtung Baby serem remasterizados e acompanhados de material bónus. Consta também que o Rattle And Hum seguir-se-à num processo idêntico ao Under a Blood Red Sky (com o DVD do filme a acompanhar o álbum).

7) Volto a recordar que Said Taghmaoui, segundo rumores, será o protagonista de todos os videoclipes do próximo disco da banda. Teremos vídeos em forma de sequela?

8) Ontem, Dia Mundial da Luta Contra a Sida, foi lançada um novo serviço da campanha organizacional (RED), da qual o Bono é o porta-voz (não o mentor/líder como é sugerido). O (RED)WIRE (ao contrário do que a BLITZ sugere como sendo uma revista online) é um software informático, numa espécie de plataforma de ficheiros, na qual, ao pagarmos €5 mensais (que revertem para a (RED) na pesquisa e no fornecimento de informação e de medicamentos no combate à SIDA em África) podemos ter acesso a artigos sobre a temática e - o mais importante - a vídeos e canções inéditas de bandas e artistas associados. Os The Killers e os Coldplay arrancaram com o projecto e, ontem, foi a vez dos U2 lançarem um videoclipe com base num cover da canção "I Believe In Father Christmas", gravada apenas há dias.
A curiosidade reside no facto de, apesar do título, "I Believe In Father Christmas" não é uma canção de Natal, mas sim, uma canção de protesto contra os valores do consumismo desenfreado nesta época.

9) Também ontem, "vazaram na internet" (como dizem os brasileiros) um conjunto de imagens (as "still captures" que ilustram este artigo) possivelmente do primeiro videoclipe promocional ao novo disco da banda. O que significa que o primeiro single estará mesmo aí a estoirar. O vídeo que foi referido no ponto 3.1 corresponde, provavelmente, à rodagem do vídeo destas imagens.

Aqui estão, portanto... 9 notícias (num só artigo) sobre os U2 que podiam perfeitamente ter sido publicadas nos últimos dias. Em vez disso, tivemos mais do mesmo, como já vem sendo hábito. As imagens públicas... constroem-se!