segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Americanos: o colapso económico por um fio - Capítulo 3


Anunciado há dois dias:
A General Motors pode não ter liquidez suficiente para sobreviver... até ao final do ano! Os prejuízos do maior dos gigantes mundiais da indústria automóvel chegaram aos 4 mil milhões de dólares no último trimestre.

Anunciado hoje: Se não conseguir a fusão com outro construtor ou a injecção de capital urgente, a Chrysler (detentora da Chrysler, Dodge e Jeep) e o consórcio que a detém - a Cerberus - pode não conseguir a operacionalidade para 2009 e ter que avançar para o sistema de demissões voluntárias.

Recordo que o governo norte-americano recusou-se a emprestar 10 mil milhões de dólares necessários para a fusão entre a Chrysler e a GM que decorria em conversações, entretanto canceladas.

A GM (e a Ford também) está desesperada que o governo norte-americano se decida a injectar uns bons milhares de milhões de dólares para garantir a subsistência do grupo que detém marcas como a Opel, a Chevrolet, a Saturn, a Cadillac, a Saab, entre muitas outras de que não precisa.

Eu acredito que é o que irá acontecer mais cedo ou mais tarde. A General Motors é uma das entidades que assegura as pensões de milhões de americanos. A falência desta empresa significaria uma crise mais violenta e devastadora do que a "perda" de um banco norte-americano. Será provavelmente e inevitavelmente, o Governo a salvar este gigante.

Há algumas horas, o Deutsche Bank avaliou as acções da GM em... zero, e aconselhou o grupo a vendê-las o quanto antes pois não acredita na viabilidade do grupo. Por sua vez, o Barclays avaliou as mesmas com um "target" de um dólar.

Esperem pelos próximos episódios...

Sem comentários: