sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

U2 OFICIAL: Data e Título


O site oficial dos U2 anunciou ontem que o novo álbum da banda tem título e data de lançamento definida. No Line On The Horizon (sempre se confirma o nome... que também é o título de uma das canções) é o 12º registo de estúdio dos irlandeses e será lançado mundialmente no dia 2 de Março (3 de Março nos EUA e uns dias antes na Austrália e Japão).
Segundo o mesmo artigo, tal como já se sabia, o disco foi produzido por Daniel Lanois e Brian Eno, e contou com Steve Lillywhilte na produção adicional [e então... onde é que está o Will.I.Am, BLITZ?].

Curiosidades
O Pop - que não teve carreira comercial muito bem sucedida - foi lançado a 3 de Março de 1997 e também estava previsto para a quadra natalícia do ano anterior.
A próxima cerimónia de entrega dos prémios Grammy realiza-se no próximo dia 8 de Fevereiro. Os U2 são um dos maiores detentores no número de Grammies (23) e não irão perder, decerto, esta oportunidade para uma actuação do novo single e de apelar ao tão importante público norte-americano.

Mas afinal qual é o primeiro single?
Não se sabe. Tendo em conta os rumores de que a banda esteve em Londres a gravar um videoclipe (já é o terceiro vídeo de cuja rodagem se tem notícia e ainda faltam 3 meses para o lançamento do álbum!) que envolve raparigas a desfilar com botas, o que pressupõe que o single de estreia de No Line On The Horizon seja "Get On Your Boots".
Segundo as gravações de má qualidade do último Verão, "Get On Your Boots" é uma faixa rock bastante rápida (148 BPM) com um compasso de 6/8 e que oscila entre uma linha de baixo vibrante, guitarras distorcidas e guitarras com efeito wah wah. Esperemos para ver...

NOTA
A imagem que ilustra o artigo é, obviamente, recente e acompanhava também o artigo do site oficial. Foi, provavelmente, tirada por Anton Corbijn.

2 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

Belas novidades. Estou muito curioso.

Pena "Mercy" se não sair neste álbum. A música é algo de fascinante.

Pena também um arranjo não ser feito para Native Son. Adorava ter esta música e não a tenho, porque não saiu em cd.

Só não entendo a altura de lançamento do álbum. Nesta fase é raro artista que obtém boas vendas.

Já agora pena também o Bono ter cortado o cabelo para esta nova fase do grupo.
Quanto à sua voz em "I Believe in Father Christmas" provou que está tal como o conheciamos.

Abraços

Zunkruft disse...

Mas se a "Mercy" não combinar muito com o espírito do novo disco (já que é uma sobra do último), nem vale a pena pensar nela.
Já a "Native Son"... não é mais do que uma demo da "Vertigo" com uma letra diferente, e o arranjo é quase o mesmo com diferenças muito subtis.

Nesta altura do campeonato, tendo em conta o estado da indústria (os 3 álbuns mais vendidos de 2008 variaram entre os 3,5 e os 5 M de cópias - Coldplay, Duffy e Madonna - o que, há 5 anos, teria sido considerado um mega fiasco), lançar o álbum no Natal ou na Privamera, vai dar ao mesmo. O álbum, por muito sucesso que tenha, não irá vender o mesmo dos anteriores.

Até acho que o cabelo curto dá ao Bono um ar mais charmoso e menos cigano e deslavado.