sexta-feira, 7 de novembro de 2008

[Ford, GM, Chrysler] Eu não queria dizer isto, mas... «Eu avisei!...» - Capítulo 2



Eu não queria dizer isto, mas... Eu avisei.

A Ford e a General Motors exigiram ao Governo norte-americano que lhes seja injectado com urgência 25 mil milhões de Dólares. Que significa isto (depois do artigo que publiquei há quase 1 mês)?

Significa que as vendas de automóveis nos E.U.A. caíram 32% no mês passado para o valor mensal mais baixo de... 1911!!! Relembro que o pioneiro da estandardização, o Ford T, fez agora 100 anos e que 1911 foi um dos primeiros picos de produção deste modelo.
Significa também que o mercado de automóveis norte-americano enfrenta as maiores dificuldades desde 1982.

Por sua vez, intensificam-se os rumores de que as negociações de uma fusão entre a GM e a Chrysler estão a correr sobre água e que estão a fazer os possíveis para que aconteça rapidamente.
Caso se realize, irá haver uma grande reestruturação do espólio dos grupos e, inevitávelmente, um grande rol de milhares de despedimentos.

É a crise nos E.U.A. a dar sinais de que vai abalroar os gigantes mundais - americanos - da indústria automóvel. Se alguma destas 3 falir (principalmente a Ford e a GM), preparem-se para rezar porque muita cabeça e muita empresa, banco, fábrica irá rolar atrás (e não só nos E.U.A.)...

UPDATE: Acabei de ler num fórum de que corre o rumor de que a GM não sabe se tem dinheiro suficiente para sobreviver por poucos meses...

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitas novidades pelo mundo GM... venda ou encerramento da 'Hummer', 'Saab', 'Pontiac', e mais algumas estão na calha para proporcionar o avalo ao empréstimo bancário requerido, e anteriormente negado... vamos ter 'post' a analisar a situação? I hope so... ;)

jd

Zunkruft disse...

Para responder ao teu post, vou copiar um comentário deixado num fórum acerca dessa temática:

«Vendam a Saab (a Renault-Nissan já mostrou estar interessada numa marca como esta... vá se lá saber porquê) e dêem-na a quem saiba fazer alguma coisa com ela, em vez de servir de peso morto... como a GM faz com a Saab há anos.

Fechem a Pontiac. Só vende na América do Norte... e não parece ter grandes volumes de vendas. Não faz falta, acabem com ela como fizeram com a Oldsmobile. Há carros nesta gama que não são mais do que Chevy's, Saturn's ou Holden's restylizados.

A Saturn? Já que os modelos pequenos começaram a fazer sucesso na América, mantenham a estratégia de americanizar os Opel/Vauxhall vendidos na Europa. Se não resultar, fechem-na.

Ainda ficam com a Chevrolet, a Cadillac, a Holden, a Opel, a Vauxhall, a GMC, entre outras...»

Cumps,
Zunkruft!