quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

U2: "Get On Your Boots": #1 no i-Tunes; imagens do vídeo // actuações e rumores da digressão


//UM: Enquanto que o site oficial dos U2 desvendou a capa para a versão comercial (a outra que coloquei há dias é para os promocionais das rádios), surgem simultaneamente as primeiras posições em tabelas do primeiro single de No Line On The Horizon, "Get On Your Boots".
You know what? Mesmo estando disponível apenas para pré-venda (o lançamento oficial é no dia 16 de Fevereiro), "Get On Your Boots", na primeira semana ascendeu ao #1 da tabela dos i-Tunes. Por outro lado, para além de ter estreado no #3 no Canadá, entrou directamente para o #37 do Hot 100 da Billboard (a principal tabela de singles norte-americana).
E vocês pensam: «Número 37? Isso não é nada!». Desenganem-se... O Hot 100 é muito concorrido tem regras complexas e é extremamente difícil, mesmo para um artista do mainstream penetrar nos 40 primeiros (e às vezes até nos 40 primeiros - a Madonna e a Britney que o digam...). Se pensarmos que o peak da "Vertigo" foi o #31 (e na altura os downloads digitais não entravam na contagem), ter entrado directamente para o número 37 é uma proeza para uma banda cujos elementos estão próximos da casa dos 50.


//DOIS: Sabendo que o teledisco promocional para "Get On Your Boots" vai estrear dentro de dias (dia 30, provavelmente), surgiram alguns still captures de uma versão inacabada do vídeo, daquilo que parece ser uma montagem com colagens e animações que incluem raparigas de botas calçadas, imagens de tanques e de submarinos, e muita inspiração na Pop Art (a qual já foi utilizada e abusada na era Popmart/Pop).


//TRÊS: A juntar às actuações nas próximas edições dos Brit Awards (18 de Fevereiro) e nos Echo Awards (21 de Fevereiro), foi hoje anunciado que os U2 também irão actuar na 51ª gala de entrega dos Grammy, no dia 8 de Fevereiro.

A estas pocket performances começam a surgir alguns rumores relativos às datas da próxima digressão que, ao que tudo indica, irá arrancar na Europa no Verão (ao contrário das últimas quatro digressões). Por agora, Portugal está fora do itinerário de rumores. Aquilo de que se ouve falar até agora é (todas as datas têm um ponto de interrogação, são uma incógnita):

- Barcelona; Camp Nou - 27Jun
- Sevilha; Estádio Olímpico - 3 Jul
- Milano; San Siro - 7/8 Jul
- Roma; Estádio Olímpico - início de Julho
- Amsterdão; Amsterdam Arena - início de Julho/duas noites
- Paris; Stade de France - 10/11 Jul
- London; Wembley Stadium - datas desconhecidas, meados de Julho
- Dublin; Croke Park?/Phoenix Park? - 19/20 Jul
- Helsínquia; 25 Jul?/1 Ago?
- Varsóvia; fim de Julho/início de Agosto
- Berlim; Estádio Olímpico - início de Agosto
- Vienna; Ernst Happel Stadium - 7/8 Ago
- Praga; 10 Ago?
- Glasgow; Hampden Park - data desconhecida
- Sarajevo (data desconhecida)

- Chile / Argentina - Dezembro de 2009

Há semanas que parece que a digressão têm um itinerário diferente do esquema das últimas quatro (que tem sido North America -> Europe -> N.A.): arranca na Europa no Verão, termina o Verão e inicia o Outono nos States/Canadá e parte por aí fora.


Outra informação dada por um dos produtores habituais da banda, Daniel Lanois, é que parte da inovação da próxima digressão passa pelo conceito do palco que possibilitará uma visão a 360º. É esperar e ver...

Sem comentários: