quinta-feira, 23 de outubro de 2008

U2 três-em-um: Said Taghmaoui, "Stand Up" e Live Nation


Dos irlandeses U2 surge publico este artigo tripartido, tendo em conta as três recentes informações.

Live Nation dá $40M à banda

O gigante produtor de eventos Live Nation, "deu" aos U2 cerca de 40 milhões de dólares no âmbito do contrato assinado com a empresa, há cerca de um ano.
Recorde-se que diversos nomes de peso da indústria discográfica (como Jay-Z, Shakira, Nickelback ou... Madonna!) "mudaram-se de armas e bagagens" das editoras em que estavam para a Live Nation.
Recordo também que, com os U2, o caso é algo diferente. Os U2 renovaram a parceria com a Live Nation relativamente às digressões (a Live Nation está com os U2 desde a Popmart Tour, 1997) e mudaram a parte de merchandising e dos direitos do nome para esta empresa. Contudo, o repertório discográfico e o catálogo da banda continua a pertencer a um gigante editorial, a banda continuará a gravar para a Universal.


Said Taghmaoui nos próximos videoclipes dos U2

O actor Said Taghmaoui vai entrar em TODOS os videoclipes relacionados com o próximo álbum dos U2, previsto para o primeiro trimestre de 2009. Poderá este actor ser o "motared" protagonista do videoclip que foi rodado em França e dirigido por Anton Corbijn. Apenas ninguém sabe para que canção é o vídeo.

Para quem não sabe quem é, Said Taghmaoui é um actor francês - filho de marroquinos - que ficou conhecido na série Lost ou no filme Wanted.

O que é que isto tem de especial?
O próximo álbum dos U2 começou por ser composto em... Marrocos, mais precisamente, na cidade de Fez! Bono fez diversas referências às possíveis influências da música arábica e do Norte de África nas canções que aí virão. Referiu ainda o facto da cultura desta região ser uma espécie de transição entre o Mundo Ocidental e (maioritariamente) Católico e o Mundo Oriental e (maioritariamente) Islâmico.

Quererá isto dizer que o próximo álbum dos U2 será um "álbum conceptual" e que os videoclipes do próximo disco serão a sequência uns dos outros?
Esperar para ver...


Bono escreve canção inspirada no activismo político

Bono afirmou ao telefone de Los Angeles, para uma entrevista na rádio, que escreveu uma canção inspirada na campanha Stand Up And Take Action, que moveu milhões de pessoas contra a pobreza extrema.
Bono diz que a canção "Stand Up" «não é sobre darmos todos as mãos para o Mundo ser um lugar melhor, mas sim, sobre fechar a porta da nossa hipocrisia».

Esta declaração confirma a afirmação de que a banda adiou o álbum por alguns meses porque continua a compôr (e a reescrever) canções.

Sem comentários: