sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

U2: capa e alinhamento de No Line On The Horizon desvendados


Finalmente, para desespero dos fãs, o site oficial dos U2 revelou a capa e o alinhamento do novo álbum da banda, entre outros detalhes.

"Get on your boots", o 1º single do novo álbum do U2, No Line On The Horizon, será lançado para download digital no dia 15 de Fevereiro e o formato físico no dia seguinte, pela Mercury/Universal.
O teledisco promocional ao single tem estreia prevista para dia 29 de Janeiro, dez dias depois da estreia nas rádios mundiais, já na próxima segunda-feira dia 19.

Produzido por Brian Eno, Danny Lanois e Steve Lillywhite, as sessões de No Line On The Horizon começaram em Fez, Marrocos, e continuaram no estúdio da banda, em Dublin, no New York’s Platinum Sound Recording Studios e no London's Olympic Studios.

A ser lançado no dia 2 de Fevereiro (dia 3 nos EUA, 27 de Fevereiro no Japão), o álbum virá num formato padrão com um booklet de 24 páginas e em formato digipak. O digipak inclui um booklet maior e acompanha o álbum um vídeo, Linear, um filme de Anton Corbijn com base no álbum. Uma edição limitada de uma revista com 64 páginas também estará disponível, com a banda em conversa com Catherine Owens e as novas fotos de Anton Corbijn. No Line On The Horizon será também lançado em vinil 180gm.

O artwork da capa do álbum é uma imagem do céu encontrando o mar, do artista e fotógrafo japonês Hiroshi Sugimoto. Nos fóruns de fãs, especula-se que, apesar da revelação da foto, a capa não esteja completa e que não tenha todos os elementos gráficos incluídos (suspeita-se que as barras cinzentas sejam caixas para o título e nome da banda, ou então, um sinal de igual, simbolizando "Sea" e "Sky").

O alinhamento do álbum é o seguinte:

1. No Line On The Horizon
2. Magnificent
3. Moment of Surrender
4. Unknown Caller
5. I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight
6. Get On Your Boots
7. Stand Up Comedy
8. Fez – Being Born
9. White As Snow
10. Breathe
11. Cedars Of Lebanon

No Line On The Horizon estará disponível em 5 formatos:

- Standard jewel - com um CD e um booklet de 24 páginas.
- Digipak - edição limitada com o CD, um booklet a cores de 32 páginas e um poster. Além disso, acesso a um exclusivo para download do filme de Anton Corbijn.
- Magazine format – edição limitada com o CD e um livro de 64 páginas. Acesso a um exclusivo para download do filme de Anton Corbijn.
- Box format - edição limitada contendo o álbum em formato digipak, o DVD do filme exclusivo de Anton Corbijn, um livro capa dura de 64 páginas, mais um poster.
- LP vinyl – edição limitada com 2 discos de vinil e um booklet de 16 páginas.


Análise ao alinhamento e capa desvendados:
De fora ficaram títulos como "Tripoli" (eventualmente seja um working title para "Fez – Being Born") e "Every Breaking Wave". "Crazy Tonight" passou a ostentar no título o verso completo do refrão (ficou um título de gosto algo duvidoso, para mim – tal como... "Stand Up Comedy").
Sabe-se que "For Your Love" transformou-se em "Stand Up Comedy" e que "One Bird" era uma versão primitiva de "Unknown Caller". Eventualmente algumas destas canções (e outras que nunca tenham chegado sequer a circular nos rumores) podem ter sido "guardadas" e ser lançadas posteriormente, já que a intenção da banda é lançar outro álbum com a quantidade de material destas sessões o quanto antes.

Outro dado curioso é que, tendo em conta as descrições e a tabela revelada pelo site oficial há dias, as faixas 2, 3 e 4, serão, provavelmente as mais longas do disco (na referida tabela, "Magnificent" tem 5:44, "Moment Of Surrender" 7:12 e "Unknown Caller" 6:06) e constituirão um bloco denso dentro do disco.

Pessoalmente, não estou muito convencido relativamente à capa. Gosto da fotografia, pois é bonita, é sugestiva e aponta directamente para o título. Contudo, desta vez, esperava algo mais colorido e dinâmico (já que as capas dos últimos discos e compilações têm insistido do esquema preto-e-branco com imagens estáticas), isso deixou-me um pouco decepcionado – já aborrece um pouco. Ainda assim, não vou tecer grandes juízos sobre o artwork sem antes ouvir o álbum e ver o filme Linear, deixando o sentido e contexto da capa para quando puder fazer essas "contas".


Digressão
Para além do rumor de que a digressão arrancará na Europa - mais precisamente, em Espanha - no final de Julho, o Bono veio recentemente confirmar numa entrevista aquilo para que os rumores apontavam: a nova digressão dos U2 será tecnologicamente revolucionária. O frontman da banda assegura ainda que aquilo que planeiam para o espectáculo nunca foi feito antes por ninguém. Sabe-se que os U2, juntamente com Mark Fisher (que esteve envolvido na produção das estonteantes cerimónias dos Jogos Olímpicos de Pequim) e Willie Williams (artista plástico que concebe a vertente artística e de palco para a banda desde 1983) preparam todos os pormenores há cerca de dois anos!
Tendo em conta o facto de o Bono apresentar as letras de No Line On The Horizon de uma perspectiva diferente (sob a visão de como se uma terceira pessoa se tratasse) e a possibilidade do regresso do mesmo sob forma de personagens... será que os U2 pretendem voltar a revolucionar por completo a forma de se fazer um concerto rock, tal como fizeram há 17 anos com o ZOO TV?

4 comentários:

poor guy fashion victim disse...

Meu querido, discordo contigo relativamente à capa, o trabalho do Hiroshi Sugimoto é lindo, alia´s a foto que mostras da capa do album é a foto de abertura da página do artista e é absolutamente magnifica.

Aliás como bem dizes, Hiroshi Sugimoto é mais que fotógrafo, se o suporte que utiliza é a fotografia, o seu trabalho vai muito além disso.

Beijos abraços

P.S. Estou com o marcador de visitas no meu blog compeltamente marado. Já desisntalei e reinstalei vezes sem conta o código html, mas continuo sem o visulizar. Sabes alguma coisa disto?

poor guy fashion victim disse...

Ah, acho que faltou a magnifica página do Sugimoto

http://www.sugimotohiroshi.com/

poor guy fashion victim disse...

Devo ter lá por casa um catálogo com algumas das fotosgrafias da exposição dele (1993
Jardins do Paradiso: Gardens of Eden, Galeria do Museu Antropológico da Universidade de Coimbra, Portugal)

Se não me falha a memória, e não estou a confundir o local, num qualquer dos extintos encontros de fotografia de Coimbra Hiroshi Sugimoto, apresentpu fotos da série "Seascapes" da qual faz parte a foto do album e que são isso mesmo, série de fotos do mar em diferentes locais do mundo.

Sublime ;)))

Zunkruft disse...

Eu gosto da foto do Hiroshi Sugimoto, acho que é linda e, de certa forma, aponta de forma (talvez demasiado directa) para o que o título sugere. Na verdade, a fotografia quase que faz lembrar o cenário (Èze, Sul de França) do videoclipe para a "Electrical Storm" (2002 - curiosamente, dirigido por Anton Corbijn).

O estilo de fotografia da capa até me fez lembrar logo a capa do New Adventures In Hi-Fi dos amiguinhos R.E.M..

Eu apenas acho que os U2 andam há demasiados anos a insistir no esquema a preto-e-branco com imagens estáticas. Já que o No Line On The Horizon representa uma fuga aos últimos anos da carreira, bem que podiam ter optado por algo diferente.

Há de ver o tal livro, ou então um dia mostra-me. Vai na volta pertence ao tal livro e o Hiroshi Sugimoto tirou-a na tal zona da Irlanda que o Bono disse em que a linha de horizonte desaparece.

Beijocas

P.S.: Eu acho que nem sequer tenho nada disso do marcador. Tem que me mostrar essas coisas que não percebo nada disso...