terça-feira, 14 de outubro de 2008

U2 - Digressão em 2009


Rumores dão conta de que elementos da equipa que acompanha os U2 nas digressões estiveram a assistir a alguns concertos de Marco Borsato, um artista popular holandês. Tudo em nome da tecnologia. Eu passo a explicar...

Esta informação faz sentido se pensarmos que Mark Fisher esteve envolvido na produção das cerimónias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Quem é Mark Fisher? É tão só um dos principais elementos envolvidos nas digressões da banda irlandesa nos últimos 20 anos.

E perguntam os leitores: o que é que a cerimónia de encerramento dos JO 2008 tem a ver com o espectáculo desse Marco Borsato? Tecnologia, pois claro! Se bem se lembram, as cerimónias do mais importante evento desportivo do Mundo usou e abusou da chamada
teclonogia 3D, que foi usada, pela primeira vez, num evento de tão grande calibre. Marco Borsato utiliza tecnologia muito parecida - em menor escala, claro - à das cerimónias de Pequim.

Para os que não se recordam, os U2 apresentaram ao mundo, duas digressões muito importantes na história da música popular:
  • a Zoo Tv Tour - Estreou em 1992 e durou quase dois anos, prolongando-se até Dezembro de 1993. O Zoo Tv revolucionou a fórmula de concerto pop/rock, ao apresentar um cocktail que mesclava o conceito de concerto rock, com elementos teatrais, com uma imensa parafernália tecnológica que hoje pode parecer obsoleta mas que, em 1992, era inovadora. A Zoo Tv Tour - que viu o Bono surgir sob forma de personagens ou alter-egos: The Fly, Mr. Macphisto, Mirrorball Man - foi, no fundo, e mais do que um concerto rock, uma estação de televisão ambulante que, no meio de canções, apresentava aos estádios por onde passou imagens e mensagens a uma velocidade estonteante. Foi, sobretudo, uma sátira à sociedade de informação e à imersão na pressão que os media exercem sobre nós
  • a Popmart Tour - No fundo, foi um desenvolvimento do conceito que o Zoo Tv apresentou como tubo-de-ensaio. Ao invés de uma estação de televisão ambulante, a Popmart Tour - bem como o ainda hohe criticado álbum Pop - aproximou-se um pouquinho mais do conceito de concerto rock. Tanto o álbum como a digressão foram uma crítica pesada à decadência de valores humanos e, sobretudo, à sociedade de consumo. Mas nem por isso deixou as extravagâncias e os devaneios teatrais de lado. 11 anos depois, a Popmart Tour ainda detém, hoje, o recorde do maior ecrã de projecção numa digressão. Fora o gigantesco ecrã (que ocupava toda a largura do palco e que tinha 38 metros altura), o palco era ainda complementado por um arco (fazendo lembrar o M da MacDonalds), um limão espelhado gigante, entre outros.

Willie Williams - artista plástico que colaora no
stage design dos U2 desde a War Tour em 1983 - referiu em entrevista que colabora no conceito da próxima digressão dos U2 com os elementos da banda há dois anos.

Posto isto... será que a banda irlandesa vai voltar a surpreender o público e a crítica com uma tournée inovadora que volte a romper com os actuais padrões de concerto rock de estádio? Esperemos que sim!

Até lá, os rumores apontam que o álbum seja lançado no primeiro trimestre de 2009. Significa isso, que os burburinhos de que a digressão podia arrancar em Março em Las Vegas podem perfeitamente ser verdadeiros. Os mesmos burburinhos dão conta de que é uma tournée de estádio e que nem os norte-americanos terão direito aos seus (aborrecidíssimos) concertos em arenas e pavilhões.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tomara que os concertos dos U2 dessem novamente uma volta de 360º! (esta expressão é muito estupida, porque se formos a ver, se dermos uma volta de 360º, vamos dar ao mesmo sítio, mas pronto) Deu também para fazer trocadilho com o boato de que o palco vai ter a tecnologia de 360º e num sei quê.. coisa que ainda nao percebi, mas parece-me bem.

Enfim, caia mesmo bem, uma inovaçãozinha nos concertos, juntamente com uma lufada de ar fresco nas músicas. Os U2 há muito tempo que não chocam ninguém, embora a mim me impressionem todos os dias!

Gostei imenso do blog e as descrições da Zoo e da Popmart nao podiam estar melhor!!

Mais uma fã dos U2,
Joanne

Zunkruft disse...

Posso ser sincero? Não sou fã de palcos com visão a 360º (principalmente em concertos) e espero, sicneramente, que seja apenas um rumor.
Espero, sobretudo, que as sátiras político-ideológicas regressem em força... e não me importava nada de ver novas personagens do Bono (até mesmo o Bono-de-eyeliner).

Obrigado pelo comentário, Joanne! ;)
Zunkruft

Anónimo disse...

Então é verdade?!
Os U2 vão mesmo lançar-se numa nova digressão este ano?
Digam-me por favor quando é que eles passam por Portugal!!!
E sobretudo, digam-me quando e onde é que os bilhetes vão estar à venda!!!!!!!

Obrigado
Do vosso novo amigo - Nuno S.

Zunkruft disse...

Não há quaisquer rumores de os U2 poderem vir a Portugal, apesar de já haver rumores fortes sobre diversas datas na Europa, já que a digressão arranca - provavelmente - em Barcelona no final de Junho.

Tem informação sobre essas datas e sobre o palco, entre outras num artigo do final de Janeiro...

http://zoorovision.blogspot.com/2009/01/u2-news-1-no-i-tunes-videoclipe-caps.html

Abraço
Zunkruft

Anónimo disse...

Mas de certeza que eles devem passar por Portugal não?!
E se for como das outras vezes... vai ser no Estádio de Alvalade!!!

VIVÓ SPORTING!!!!!!

Sentir-me-ia mesmo um rei! Sportinguista e fã dos U2 no Estádio de Alvalade e a ver os U2 a actuar... DELICIOUS!!!